Vai chegando perto da prova e todo mundo quer te dar uma dica revolucionária de como estudar para o Enem…
Mais a maior parte acaba sendo mais encheção de linguiça.
Esse material vai ser direto ao ponto e eu vou falar algo muito simples, mas que tem o potencial de transformar seu estudo nessa reta final.
Se preferir, assista ao vídeo abaixo:
Primeiro, preciso ser sincero com você: se o seu objetivo é estudar TUDO na reta final, esquece! Não dá mais tempo.
Mas dá tempo sim de você tirar uma boa nota com essa estratégia.
Que consiste em três etapas:
Etapa 01: Perceber que existe uma disparidade enorme em relação às disciplinas do Enem.
Por isso, mandar muito bem em linguagens te garante no máximo 820 pontos, enquanto mandar bem em matemática te garante 950 pontos.
Você pode gabaritar Ciências Humanas e ainda assim não vai tirar mil: vai ficar com 846 pontos.
As únicas provas em que você pode tirar +900, talvez até mil, são duas: matemática e redação.
Nessa altura do campeonato você precisa garantir que vai masterizar essas duas áreas e mandar muito bem nelas.
Muito acima da média. Só pra ficar mais claro:
→ Se você tirar nota máxima em humanas, natureza e linguagens, mas for mediano em matemática e redação, sua média será 780 (como você pode ver na imagem abaixo).
→ Agora, se você for mediano nessas três, mas tirar nota máxima em matemática e linguagens, você chega praticamente nos 800, 20 pontos acima.
Agora que você já entendeu isso, vamos ao próximo passo.
Etapa 02: dominar a BASE da matemática
O ENEM tem uma particularidade que o distingue de muitos vestibulares: 70% a 80% das questões tratam de uma parte muito pequena da matemática: a sua base.
Ou seja, entre 30 a 36 questões das 45 da prova de matemática serão de uma pequena parcela do conteúdo.
Uma parcela que dá para ser estudada e masterizada em dois ou três meses.
Existe, portanto, uma quantidade muito pequena de assuntos que, se você estudar, já te possibilitam acertar cerca de 80% da prova.
Além disso, por conta da TRI – o jeito do ENEM calcular a sua nota final – ele acaba dando um peso maior justamente para essas questões.
De modo que é possível acertar na casa dos 900 pontos em matemática – mesmo acertando apenas 80% das questões (que corresponde a 20% do conteúdo).
Então, por esse motivo, é sim possível acertar +900 em matemática estudando apenas dois ou três meses. Desde que esse estudo seja focado, de forma muito detalhada, na BASE.
Tá, mas que conteúdo é esse?
Aqui entram assuntos como frações porcentagem, regra de três, equações do primeiro grau, equações do segundo grau, gráficos, proporcionalidade, o básico de geometria e de funções.
→ Inclusive se quiser conhecer um programa completo para fazer esse estudo aprofundado em apenas 02 meses, CLIQUE AQUI.
Aqui tem um disclaimer: mais importante do que saber essa lista de assuntos, é o seguinte:
esses assuntos devem ser estudados com MUITA profundidade.
A estratégia é estudar pouco conteúdo, mas estudar muito bem esse conteúdo, com muito detalhe, uma vez que esse conteúdo é o que mais cai na prova e o que mais pontua.
Etapa 03: você precisa fazer uma redação excepcional.
Também é possível aprender isso com 2 ou 3 meses de foco, mas te ensinar isso foge do meu escopo (que sou especialista em exatas).
Mas é relativamente simples encontrar professores bons que podem te ensinar isso e te ajudar a fazer uma redação +900 pontos em poucos meses.
E eu fiz exatamente isso que estou te falando aqui…
Quando fiz ENEM, em 2016, eu estava há dois anos “sem estudar” (diretamente para o Enem). Foquei em matemática e redação, e meu resultado foi parecido com esses que eu estava simulando agora há pouco.
Na época, minha média dava para ingressar em medicina na UFMG, e eu acabei optando por engenharia, sendo aprovado em primeiro lugar.
Resumindo: masterize a base da matemática e a redação. Esse deve ser o seu foco faltando dois ou três meses para a prova. É o que vai trazer a maior parte do resultado da sua nota final.
Se quiser saber como anda sua BASE em Matemática, criei um diagnóstico para te ajudar a identificar seus pontos fortes e fracos.
Inscreva-se no formulário abaixo para saber seu Raio-X!
