Salve, salve Universo Narrado, beleza?
A vida de um concurseiro nunca para. Se você pretende continuar com uma vida de estudos, agora é o momento perfeito para montar o cronograma de estudos para o próximo ano.
É claro que você também precisa descansar e aproveitar as festas de fim de ano, por isso, que tal já deixar o calendário para o próximo ano pronto?

Tenha em mente seus objetivos para o próximo ano
Uma coisa fundamental na hora de fazer seu planejamento, é ter os objetivos claros em mente.
Identifique quais provas você pretende fazer e deixe marcado no calendário as datas em que você precisa estar pronto. Ter essas informações vai te ajudar a priorizar as matérias certas no tempo certo e se organizar para não perder oportunidades.
É claro que para priorizar as matérias você irá precisar pesquisar o que exatamente costuma cair em cada prova, assim, você conseguirá saber o que estudar primeiro.
Leve sua rotina em consideração
Para muitas pessoas, não é possível se dedicar somente aos estudos nesse período, mas muitas pessoas se esquecem disso.
Quando for montar seu calendário de estudos, lembre-se que você pode ter outros afazeres que vão reduzir o seu tempo disponível para estudar. E, é claro, que você não pode passar todo o seu tempo disponível somente nos estudos, uma vez que isso irá aumentar sua ansiedade e a energia acumulada para o dia da prova.
Por isso, inclua no seu calendário e na sua rotina um tempo para descanso, relaxamento e gasto de energia.
Identifique os pontos fracos e fortes
Na hora de se organizar, liste quais matérias você precisa priorizar devido a prova e quais matérias você precisa priorizar porque ainda não domina.
Essas matérias serão as que você irá estudar com mais afinco e dedicar grande parte do seu tempo.
Mas também é importante listar seus pontos fortes, porque esses conteúdos não precisarão ser estudados do zero, você pode gastar menos tempo somente revisando o que você já sabe.
Siga uma linha de raciocínio lógico
Eu falei muito sobre a priorização de conteúdos, pontos fracos e fortes, mas um ponto fundamental que você precisa levar em consideração na hora de montar o seu calendário de estudos é que o que você estudar precisa FAZER SENTIDO!
Então, tente sempre colocar em linha cronológica e lógica o que você precisa aprender ou rever. Comece pelo básico e depois avance para o complexo.
Eu sei que estudar o básico que você já está cansado(a) de saber pode ser chato, mas são esses fundamentos que vão te ajudar a entender o mais difícil que ainda está por vir. Por isso, lembre-se do ponto anterior, que é: revise os pontos fortes e foque nos pontos fracos.
Você não precisa estudar o conhecimento básico do zero, mas pelo menos revise, ok?
Busque fontes de conhecimento de confiança
Antes de começar nos estudos, é interessante que você já tenha em mente onde você pretende buscar o que precisa ser estudado.
Na era atual onde o conhecimento é jogado na nossa cara constantemente, ter fontes seguras vão fazer toda a diferença no final das contas. Por isso, monte uma “rede de apoio” junto com o cronograma de estudos.
Por isso, pesquise suas fontes e deixe guardado quais serão os canais de referência para cada assunto. Além de te poupar tempo, você terá mais segurança quando precisar consultar algum dado.
E é claro, se você está procurando uma fonte de conhecimento segura para física e matemática, siga o canal do Universo Narrado no Youtube e venha estudar comigo!